sexta-feira, 25 de maio de 2012

Vendas por telefone, Vamos nos preparar

Vendas Pelo Telefone. Vamos nos Preparar.

Telefonar a um potencial cliente para fazer uma apresentação de vendas pode deixá-lo muito nervoso, alem do mais você sabe que apenas dispõe de alguns segundos para deixar uma ótima impressão, então,  a forma como você se apresenta ao telefone é crítica para seu sucesso.
Tanto faz ligar para um cliente que você já tenha vendido algo, ou para um cliente em potencial ou até mesmo para  alguém que esteja curioso e gostaria saber mais sobre seu produto.
Dar-lhe uma boa impressão é fundamental.
Siga estes 13 passos para você fazer uma apresentação perfeita ao telefone!


Antes de fazer a sua chamada:

1.     Faça uma preparação primeiro, com quem você ira falar, se já é um cliente ou novo cliente, quais são as suas necessidades? Ele é casado ou solteiro?, Tem filhos?, Qual idade?, O que ele gosta de assistir?, Qual time ele torce?, Quanto ele pode pagar?. Quando souber isto, então saberá oque você poderá lhes oferecer.

2.     Experimente tomar um pouco de ar fresco! De um rápido passeio, ouça uma musica agitada para se motivar antes de começar a fazer telefonemas.

Diga “Olá” com um belo sorriso no rosto, como se ele estive se ali com voce.

3.     Experimente fazer uma “apresentação de elevador”.
Imagine entrar num elevador e encontrar um potencial cliente. Uma “apresentação de elevador” é quando apenas dispõe de um curto espaço de tempo (o tempo que a pessoa ficar no elevador), lembre-se, este é a única chance que você tem de criar uma 1ª boa impressão de você e de seu produto, então, você deverá ser rápido, animado e entusiasmaste… Seja criativo!.

4.     Mantenha-se amigável. Não pressione. Mantenha-se contente e descontraído, faça perguntas pessoais, pergunte do seu time de coração, (saiba dos placares da rodada) Crie um relacionamento com seu cliente – faça com que eles queiram manter-se ao telefone e continuem a falar com você. É muito mais fácil para uma pessoa desligar o telefone com alguém insistente, do que com alguém agradável. ( uma pessoa chata no telefone nos não suportamos )


5.     Seja calmo e paciente. Não passe a sensação de estar ( desesperado para vender ) nervoso e que quer apenas vender. Vá com calma… escute. ( o bom vendedor escuta mais e fala menos ).


6.     Experimente ficar em pé enquanto voce fala, gesticular também seria interessante – isso faz com que você se sinta mais energizado, e isso faz com que se sinta mais motivado e confiante. Também faz com que você se sinta no controle da situação.


7.     Não se trata apenas da primeira impressão. Precisa manter o interesse dos clientes, quando ligamos. Ouça-os. O que querem? Não descarregue todos os seus argumentos, se não for do interesse ou útil a ele.


8.     Deixe guardado algum brinde especial para seu cliente, lembre se, ele merece sempre algo especial ( telecine, desconto por mais 6 meses ).


9.     Apresente os seus pontos principais e, mais tarde, entre nos detalhes. Desta forma, você e seu cliente sabem o que esperar do telefonema. O perigo de entrar demais em pormenores logo de início é o de o seu cliente poder perder o interesse rapidamente. Lembre-se, você dispõe apenas de alguns segundos para dar a tal impressão inicial.


 
10.                       Mantenha-se curta e simples. As longas apresentações de vendas podem aborrecer o seu cliente.

11.                       A forma com a qual você FALA é a chave para uma apresentação de vendas ao telefone bem sucedida. A forma como diz algo é tão importante como o que diz. É bom ter um ótimo discurso planejado, mas se a entonação é errada, a sua apresentação de vendas falhará,  certifique-se de transmitir motivação e entusiasmo, treine com seu colega em frente do espelho, ouça uma gravação de você falando, isto vai ajudar a melhorar a sua forma de abordagem e a corrigir possíveis falhas.


12.                       Um sorriso pode ser ‘ouvido’ ao telefone. Então,  imagine a pessoa com quem está falando, como se ela estivesse ali na sua frente. Ponha-se com postura correta, ou em pé, os ombros para trás, descontraia-se e sorria. O cliente irá sentir seu contentamento pelo telefone e ficará mais a vontade.       

13.                        Conclua sempre o telefonema com uma mensagem positiva, mesmo que receba uma rejeição. Você pode sempre dizer que lhe voltará a ligar no próximo mês. Mantenha uma lista das pessoas que ligou, para saber quando ligará novamente. E para os que ficaram mais interessados, programe em uma agenda para ligar sempre.


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